Ficha Técnica:
ISBN: 9786587138275
Editora: Vide Editorial
Dimensões: 16.00 x 23.00 cm
Páginas: 408
Idioma: Português
Tradutores: Pedro Arruda e Pablo Costa
R$ 99,90
Minha explicação das virtudes passa por três estágios: um primeiro, que diz respeito a virtudes como qualidades necessárias para se alcançarem os bens internos às práticas; um segundo, que as considera como qualidades contribuindo para o bem de uma vida inteira; e um terceiro, que os relaciona à busca de um bem para os seres humanos, e cuja concepção só pode ser elaborada e possuída dentro de uma tradição social contínua.
Quarenta anos depois de ser lançado, After Virtue — “Depois da virtude”, mas também “Em busca da virtude” — é considerado um dos principais tratados sobre ética e moral da contemporaneidade. Nele, o filósofo aristotélico-tomista Alasdair MacIntyre examina as raízes históricas e conceituais da idéia de virtude, reflete sobre os motivos da ausência dessa idéia (bem como de sua prática) no mundo contemporâneo e propõe caminhos para o restabelecimento de uma ordem social baseada nas virtudes.
O texto que o leitor tem em mãos foi traduzido da 3ª edição do livro, publicada em 2007 pela University of Notre Dame Press, e conta com um prefácio do autor no qual ele reflete sobre a sua própria tese 25 anos depois de sua primeira publicação, revê alguns pontos e explica por que ele se mantém firme em seus argumentos centrais.
Out of stock
Ficha Técnica:
ISBN: 9786587138275
Editora: Vide Editorial
Dimensões: 16.00 x 23.00 cm
Páginas: 408
Idioma: Português
Tradutores: Pedro Arruda e Pablo Costa
Weight | 632 g |
---|---|
Dimensions | 22,8 × 15,8 × 2,2 cm |
Sobre o autor: | Alasdair MacIntyre filósofo, nasceu em Glasgow, na Escócia, em 1929, foi criado na Inglaterra e vive nos Estados Unidos desde a década de 1970. Sua atuação se estende pelas áreas da ética, da política, da sociologia e das ciências sociais, bem como pelo campo da literatura clássica grega e latina. Começou sua carreira tentando encontrar uma ética marxista que justificasse racionalmente a condenação do stalinismo, mas suas buscas o levaram a abandonar o marxismo por completo, bem como todo individualismo liberal moderno, e a abraçar a ética aristotélica. Seu livro After Virtue (1981), já um clássico, é o produto dessa trajetória, no qual ele afirma que a sociedade contemporânea vive uma “cultura do emotivismo”, onde a retórica moral não tem preensão real na vida prática e é apenas usada para mascarar escolhas totalmente arbitrárias. Seus estudos foram responsáveis pela renovação do interesse acadêmico na ética aristotélica, ainda que MacIntyre venha se declarando tomista desde 1984. |
Reviews
There are no reviews yet.